Monday, April 14, 2014

Desenvolvendo a imagem corporal

 "Toda sociedade tem seu jeito de torturar suas mulheres: nosso jeito é exigindo perfeição. 
Até mesmo crianças novas podem ter um intenso medo de se tornar "gordas". Isso não deveria ser assim. Toda garota tem o direito de crescer sem ter seu corpo criticado".

Gosto de refletir sobre como nossa imagem corporal é formada desde criança. Não me lembro de, quando pequena, ter problemas com peso. Lembro que eu me considerava normal, que eu gostava de correr, de brincar e de comer sorvete e brigadeiro! Na verdade, acho que nem pensava muito na questão de peso. 

Mas me esforçando pra lembrar da infância, percebo que a uma certa idade - cerca de 9, 10 anos, eu comecei a reparar que as outras meninas pensavam a respeito de peso. Eu não entendia direito, lembro, mas parecia ser algo chato para elas.

Lembro que uma vez uma amiguinha me perguntou, quando eu tinha cerca de 10 anos:
- Você faz dieta?
Eu disse que não, que comia o que a minha família sempre comia, e que eu amava chocolate.
Ela disse que se achava gorda e que a barriga dela era grande.
Bom, se a barriga dela era grande, então a minha devia ser, porque na minha cabeça éramos bem parecidas. Lembro que neste dia fiquei perguntando a minha mãe se eu era gorda. E lembro de achar isso meio estranho.

Lembro que adultos também se achavam gordos. Lembro de palavras como dieta, exercício, caminhada, e a classificação "engorda" para alguns alimentos.

Pensando agora na minha adolescência, consigo resgatar alguns comentários perdidos:
"Não pode comer maionese"
"Não come tanto que vai ficar gorda"
"Queria ter uma barriga menor"
Entre outros não relativos ao peso, como "Meu cabelo é horrível", "Tenho peito demais".
Porém, ainda acho que naquela época as coisas não eram tão graves. Acho. Em comparação com hoje. Pelo  menos na minha visão.

Quando entrei na faculdade, lembro de as coisas piorarem muito, e muitos comentários sobre dieta, salada, academia, "não pode, não pode", me rodearam. Lembro que comecei a ganhar peso, mas agora vejo que era algo natural da puberdade. Mas na época aquilo foi um choque. Relembrei de todos os comentários da  infância e adolescência, que diziam "pode comer tudo agora, mas quando crescer vai ficar gorda", e fiquei apavorada. Surtei, e tive medo, finalmente, do "maldito" peso.

Conheci a bulimia e a anorexia, e elas pareciam amigas, e convivemos por alguns anos (conto essa história outro dia!). Levou anos para que eu conseguisse sair daquele buraco e me aceitar com todos os defeitos e gordurinhas. 

Hoje sou saudável e não tenho mais um peso subnutrido, mas gosto de pensar sobre as coisas que me levaram por esse caminho. Não que eu culpe alguém por isso, de maneira nenhuma. Sei que meus pais sempre me valorizaram e incentivaram a me amar.

Bom, talvez eu culpe a sociedade. Mas enfim... 

Pensando bem, acredito que muitas crianças devem trilhar um caminho semelhante ao meu. Comentários, críticas, dietas, academia... Todo um ambiente que contribui para a insatisfação corporal. Talvez não desenvolvam um transtorno alimentar, mas é bem visível a insatisfação com o corpo que a grande parte das pessoas apresentam.

Me dói ver este caminho que as meninas - e também meninos - trilham. A insatisfação é tão grande, que mulheres e homens gastam tempo significante do dia reclamando de sua aparência e considerando o que poderiam mudar. Comentários inofensivos, pequenas insatisfações, pequenas dietas, pequenos defeitos - tudo trabalhando junto para criar o que tanto vemos por aí: pessoas insatisfeitas, crianças já crescendo insatisfeitas. Isto está acontecendo cada vez mais cedo.

Solução? Mudança de dieta e estilo de vida? Não. Mudança de pensamento, comportamento e do foco da vida.

"Qual parte você mudaria primeiro?"
"A cultura"


Se inspire, então, nesse vídeo: aqui!, nessa menina linda que desde nova já está aprendendo o que realmente importa! Se aceitar, se amar e ser feliz! Que tal tentarmos inspirar as pessoas que vivem ao nosso redor dessa forma? :)





No comments:

Post a Comment