Tuesday, May 6, 2014

Aiaiai, dietas...

Oi pessoal, vocês sabiam que hoje, 6 de maio, é Dia Internacional Sem Dieta?

Então aproveito a oportunidade aqui, para trazer a questão: vocês já pararam pra pensar sobre o que são dietas? 

Quando tinha cerca de dez anos, uma amiguinha veio me perguntar se eu fazia dietas. Achei estranho, pois pensava que dieta era uma coisa ruim, e mais, era coisa de gente grande. Lembro que ela disse que tinha que se cuidar, pois não queria ficar gorda. Pensando bem, meus primeiros contatos com a palavra dieta remeteram a um sentido negativo desta palavra. Lembro de adultos comentando sobre como estavam acima do peso, e que assim que passasse o próximo final de semana, eles iriam embarcar em uma nova dieta. Dieta era a solução para ser magro, segundo eles.


Hoje em dia vejo a palavra dieta em tudo que é canto. As pessoas comentam o tempo todo sobre fazer dieta, e sobre novas formas de dieta. Seja cortando o coitado do glúten, ou se entupindo de goji berry, "estar em dieta" parece remeter "ser saudável". Até mesmo dietas detox, dietas da sopa, dietas dos sucos, parecem ser algo bom para o organismo. Mas será mesmo? Será que privação ou excesso de nutrientes é a chave para o emagrecimento?

Sinceramente, nunca vi essa relação e, por curiosidade, olhei a definição do termo dieta no dicionário brasileiro Michaelis, e as duas primeiras definições são:
1 Regime alimentício prescrito a um doente ou convalescente. 
2 Privação de todos ou de alguns alimentos, em caso de doença.
Não é interessante que estas duas definições colocam que dieta é a restrição de certos nutrientes devido a uma condição de saúde da pessoa, que exige essa dieta específica?

Então, eu me pergunto, se eu estou em boas condições de saúde e tenho um corpo maravilhoso que me permite fazer tudo o que eu quero, deveria eu me privar de algum alimento, ou comer algum outro alimento em excesso?

Por isso, nesse dia internacional sem dieta, eu gostaria apenas que vocês refletissem sobre uma coisa:
"estar em dieta" é ser saudável?
cortar certos alimentos ou comer outros em excesso é ser saudável?

Ou será que, ao invés de cortar totalmente o glúten e gastar todo meu dinheiro em goji berry, eu poderia comer todos os alimentos em quantidades equilibradas de forma a satisfazer meu organismo, mente e coração?

Feliz dia internacional sem dieta!





No comments:

Post a Comment